Mês de Junho

No capítulo 12 Paulo ensina acerca dos dons espirituais: os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo; há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo; há diversidade nas realizações, mas é o mesmo Deus quem opera. Para uns dá palavra de sabedoria, para outros palavra de conhecimento, fé, dons de curar, profecia, discernimento de espíritos, e continua a lista dos dons que são concedidos pelo Espírito Santo, conforme Ele deseja distribuir, e todos os dons são para um fim proveitoso, para edificação do corpo de Cristo.

VOCÊ NÃO RECEBEU DONS PARA SEU PROPRIO DELEITE/PRAZER, MAS O SEU DOM TEM PRÓPOSITO. A partir do versículo 12 Paulo trabalha a UNIDADE da Igreja, onde ele usa como exemplo o corpo humano, em que cada parte do corpo tem a sua função, e todos os membros do corpo devem cooperar em favor uns dos outros. Talvez você possa pensar, isto eu já sei, mas, MAIS DO QUE APRENDER (reter na memória), se faz necessário nos dias de hoje APREENDER (assimilar, entender, interiorizar), se a Palavra de Deus for além do conhecimento, interiorizada, enraizada em nosso coração, então, buscaremos vivê-la em nosso dia-a dia. No capítulo 13 Paulo continua falando sobre dons espirituais, sobre serviço, sobre realização, sobre ministérios, a diferença, ou o confronto é: QUAL A NOSSA MOTIVAÇÃO NO EXERCÍCIO DOS NOSSOS DONS? É exatamente isto que Paulo trabalha neste texto: SE A NOSSA MOTIVAÇÃO NÃO FOR O AMOR, SE NÃO FORMOS MOVIDOS A REALIZAR, SEJA O QUE FOR, PARA O SENHOR MOVIDOS PELO AMOR, NÃO HÁ SENTIDO EM FAZER.

Em uma linguagem bem atual podemos ler o versículo 1 assim: “Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor será apenas ostentação de poder, sem ter objetivo proveitoso a atingir. Seria apenas um sino barulhento, que mais irrita os que ouvem, do que produz prazer”. No versículo 2, Paulo fala sobre dons espirituais como profecia, palavra de conhecimento e fé para realizar o impossível, mas, se não tiver amor nada disso se aproveitará. NADA no original significa NADA, UM ZERO ABSOLUTO NÃO ADIANTA FALAR BONITO, NÃO ADIANTA REALIZAR MILAGRES, NÃO ADIANTA REALIZAR SACRIFÍCIOS OU BOAS OBRAS SE NOSSA MOTIVAÇÃO, SE A FORÇA QUE NOS MOVE NÃO FOR O AMOR.

Viver em comunidade é uma grande oportunidade para colocar em prática o amor, porque viver em comunidade é aprender a dividir, porque o Espírito Santo concedeu a cada um de nós dons para usarmos em favor uns dos outros. Em comunidade dividimos: talentos, dons espirituais, sabedoria aconselhando (para aconselhar precisamos aprender a ouvir), consolo, orações, sonhos (sonhamos não somente os nossos sonhos, mas os do/a irmão/ã), alegria (nos alegramos com os que se alegram, choro (choramos com os que choram), etc.

Um dia vendo o coral cantar, o Espírito ministrou ao meu espírito que viver em comunidade é como um lindo coral, cada um cantando na sua voz (baixo, tenor, contralto, segundo soprano, primeiro soprano), mas nenhuma voz pode sobressair, pois se sobressair fica feio, destoa do grupo! Em tempos de carnaval onde muitas pessoas passam o ano preparando suas roupas para usar em quatro dias, em colossenses 3.12-14 Paulo fala das vestes que o cristão deve ter, para serem usadas todos os dias: afetos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longanimidade. ACIMA DE TUDO ISTO ESTEJA O AMOR. O amor é o vínculo (aquilo que liga), o amor é o elo. O AMOR UNIFICA E ENVOLVE TODOS OS ELEMENTOS DA VIDA CRISTÃ. 1 Jo 3.11: “Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta, que nos amemos uns aos outros”. O amor de Deus é revelado no meu relacionamento com o próximo, se a motivação das nossas ações, dos nossos pensamentos, daquilo que falamos; for o amor, então manifestaremos ao mundo Deus (porque Deus é amor). O amor é a essência do evangelho! QUAL TEM SIDO A SUA MOTIVAÇÃO? QUAIS AÇÕES VOCÊ PODE REALIZAR NESTA SEMANA QUE MANIFESTE O AMOR DE DEUS?

Pra. Helena

Warning: file(http://www.escmba.com/201807/20180716.txt) [function.file]: failed to open stream: Connection timed out in /home/igrejametodistaaguafria/www/templates/yoo_downtown/layouts/template.php on line 190